Hospital Regional de Divinolândia
Telefone (19) 3663-8000



Solar das Magnólias

Os programas de reabilitação sao realizados com a singularidade de cada paciente

O serviço foi implantado em 1.978, por meio de convênio com a Secretaria do Estado para atender pessoas com deficiência física e mental profunda, provenientes de outras instituições. Posteriormente foi habilitado pela Portaria MS n° 2.413, de 23 de março de 1998 para atendimento de Pacientes sob Cuidados Prolongados em Enfermidades Neurológicas. Por dezenove anos os pacientes ocuparam o 4° e 5° andares do hospital. Em 1.997 foram transferidos para um novo prédio adaptado às suas necessidades, batizado como Solar das Magnólias.

O Solar das Magnólias é uma Unidade de Internação de Cuidados Prolongados Neurológicos, que dispõe de 150 leitos, com uma taxa de ocupação de 98%. Atende pessoas do sexo feminino e masculino, com diversas patologias neurológicas e múltiplas deficiências, acamados e cadeirantes, que permanecem grande parte da sua vida na instituição, fazendo desta o seu domicílio. Atualmente a faixa etária é de 15 a 83 anos e as patologias de maior incidência são Paralisia Cerebral e Retardo Mental leve a profundo, seguido de Sequela de Acidente Vascular Cerebral, Sequela de Traumatismo Crânio Encefálico, Sequela de Traumatismo Medular, Autismo, Síndromes Genéticas e outros.

A assistência é prestada por uma equipe multiprofissional, composta por profissionais especializados em reabilitação, cujo objetivo é proporcionar a pessoa com deficiência um atendimento com dignidade e eficiência, promovendo a reabilitação física, mental e social, buscando sempre uma melhor qualidade de vida.


Equipe e solicitações

A assistência à saúde para os pacientes é desenvolvida por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar estabelecida pela Portaria GM/MS n° 2.413, de 23 de março de 1998, e o seu grande desafio é trabalhar de forma integrada, na tentativa de viabilizar um cuidado que vai além do técnico-biológico, abrangendo as questões relacionadas ao humanismo e a qualidade de vida das pessoas assistidas.


Composição da equipe:



Médico Neurologista
Médico Clinico Geral
Médico Plantonista
Enfermeiro
Assistente Social
Dentista
Farmacêutico
Fisioterapeuta
Fonoaudiólogo
Nutricionista
Musicoterapeuta
Psicólogo
Terapeuta Ocupacional
Técnico de Enfermagem
Monitor
Escriturário
Auxiliar de Serviços Gerais.

Solicitação de Internação:


  • 1. Quem pode ser internado do Solar das Magnólias?

    De acordo com a Portaria GM/MS n° 2.413, de 23 de março de 1998 – Pacientes sob Cuidados Prolongados em Enfermidades Neurológicas, o paciente deverá apresentar como um dos seguintes diagnósticos da CID 10 Saiba Mais

  • Os interessados deverão procurar a Assistente Social do seu município, a qual será responsável por encaminhar à Central de Regulação do DRS XIV de São João da Boa Vista – SP, o formulário: Avaliação Interdisciplinar - Paciente Sob Cuidados Prolongados em Enfermaria Neurológica, para solicitar uma vaga. O DRS XIV de São João da Boa Vista – SP entrará em contato com o Solar das Magnólias para agendar uma avaliação do paciente.

  • O Assistente Social do seu município entrará em contato para informar a data e o horário da avaliação. Comparecer acompanhado por um familiar/responsável que tenha condições de fornecer as informações necessárias, trazer exames recentes e todos os documentos pessoais.

  • O paciente que apresentar perfil poderá ser internado logo após a avaliação, e o mesmo, juntamente com seu responsável receberá todas as informações necessárias.

  • Na avaliação, o paciente que não estiver apto para o nosso perfil de atendimento não será internado. A solicitação da vaga retorna para o DRS XIV de São João da Boa Vista – SP.