Centro Oftalmológico

Centro de Oftalmológico

Em 17 de fevereiro de 2012 foi inaugurado o Centro Oftalmológico Prof. Dr Newton Kara José, do CONDERG - Hospital Regional de Divinolândia. Conta atualmente com profissionais das seguintes especialidades: retina clínica e cirúrgica, glaucoma, plástica, externas, estrabismo oferecendo serviços clínicos e cirúrgicos. A clínica conta com 20 salas para realização de consultas e exames, como por exemplo: fotocoagulação, OCT (Tomografia de Coerência Óptica), angiografia, ultrasonografia, yag laser, microscopia especular, biometria, campimetria.

A celebração do convenio com a UNICAMP desde novembro de 1987 permite o encaminhamento direto de casos complexos, o que reflete na resolutividade do atendimento. O Centro Oftalmológico apresenta habilitação em alta complexidade de retina cirúrgica, e para este tipo de procedimento são utilizados equipamentos de alta tecnologia. Realiza uma média/mês de 14.038 atendimentos. Com necessidade de atendimento à demanda crescente para cirurgia de catarata, e a disponibilização de recursos extras, o Hospital Regional de Divinolândia aderiu desde agosto de 2017 ao Projeto de Cirurgias Eletivas para execução destes procedimentos. Também disponibiliza uma média/mês de 195 óculos para seus pacientes com o objetivo de facilitar o acesso à correção óptica.

Através do Projeto “Ver e Viver” com o município de Vargem Grande do Sul foram atendidos 344 crianças em idade escolar com dificuldade de aprendizagem devido a problemas oftalmológicos, que foram triados por professores da rede pública. Essas crianças passaram por consulta médica e receberam óculos, e toda a alteração diagnosticada permaneceu para tratamento. Em 2018 o Centro Oftalmológico completa 30 anos de história tornando-se referência no tratamento de glaucoma e retina. Hoje é peça fundamental no tratamento de doenças oculares de toda a região.